Besteirol Alheio

Besteira pouca é bobagem

Distubios digestivos podem ser causados por problemas na coluna

Posted on sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011 by Pinano | 0 comentários
Marcadores: ,


A exemplo do que acontece com aqueles que não somente apresentam “problemas de coluna”, mas também ficam com o sistema nervoso abalado, é que a grande maioria deles têm problemas com o aparelho digestório. 

Acontece que, pela mesma trilha — a malha nervosa por onde passam possíveis problemas do sistema nervoso — passam também os sintomas do aparelho digestório. Igualmente nesse caso dificilmente encontraremos alguém com “sintomas de coluna” que não tenha também algum distúrbio digestivo.

Os problemas digestivos, também denominados pelos médicos dispepsia digestiva, manifestam-se de muitas maneiras. As mais comuns são: dispepsia gastrointestinal flatulenta, que se apresenta com excesso de gases no estômago ou nos intestinos, cujos sintomas são dores, arrotos, náusea e vômitos; dispepsia nervosa, caracterizada por gastralgia, a saber, dores estomacais, por excesso de ácido clorídrico; dores gastrointestinais decorrentes de tensão nervosa, choques ou desequilíbrios emocionais.

Como já dissemos, o complexo nervoso (incluindo-se o sistema nervoso central, o periférico e o autônomo) comanda todos os músculos do corpo e regula todas as funções corporais. Ora, se o sistema nervoso for abalado, prejudicado ficará também o funcionamento do aparelho digestório, uma vez que é o sistema nervoso que comanda e regula as funções digestivas. Presume-se, pois, que um sistema nervoso abalado, seja por seus sintomas de excessiva excitabilidade, seja por suas manifestações psíquicas, venha a ser a maior causa dos problemas digestivos. E, também como já foi dito, antes de qualquer agressão ao organismo, o sistema nervoso terá causado danos a si próprio. Essa a razão por que boa parte dos que “sofrem de coluna” e têm nevralgia apresentam também o sistema nervoso abalado e, por conseqüência, algum problema digestivo.

Sabe-se que o principal nervo do sistema digestivo é o nervo vago, o décimo par de nervos cranianos. Ele inerva a língua, a epiglote, a traquéia, a faringe, a laringe, o esôfago e as vísceras e ainda dá origem a vários ramos de nervos do aparelho digestivo, inclusive os nervos pulmonares. Embora seja nervo craniano, o nervo vago, através do nervo acessório — o décimo primeiro par de nervos cranianos, com o qual se interliga e que por sua vez está ligado diretamente ao nervo cervical C2 — obviamente está ligado indiretamente a nervos raquidianos cervicais. 

Não é de admirar que qualquer agressão de nervos cervicais venha também refletir em nervos cranianos que estejam direta ou indiretamente ligados a nervos cervicais. Essa a razão por que o tensionamento nervoso decorrente da assimetria músculo-esquelética, a principal causa dos “sintomas de coluna”, pode também vir a ser a causa de grande parte dos distúrbios digestivos. 

A propósito, constatamos inúmeros casos de pacientes com problemas digestivos que, submetidos ao nosso tratamento para “dores de coluna”, tão logo ficaram livres daqueles sintomas perceberam também alívio nos distúrbios digestivos.

É o caso do paciente Jurandir, 60 anos, oficial do exército, cujos “sintomas de coluna” o afligiam havia vinte anos. Ele padecia também de um impertinente distúrbio digestivo. Depois de uma série de tratamentos pela nova terapia do realinhamento musculoesquelético, ele não somente ficou livre dos “sintomas de coluna”, como também sentiu um grande alívio nos problemas digestivos.


Fonte: Liasch Fisioterapia
Site fonte:  >> CLIQUE AQUI <<



0 comentários:

Postar um comentário