“Nem tudo é verdade Dentro do Bosque à Noite”
Homenagear um dos maiores cineastas do século XX - Akira Kurosawa - no ano do seu centenário foi o ponto de partida da Cia os Tios ao adaptar para o teatro o texto “Dentro do Bosque”, tema do filme Rashomon (1950), obra-prima que introduziu o cinema de Kurosawa no Ocidente.
A peça “Nem tudo é verdade Dentro do Bosque à Noite”, em cartaz no Teatro Bella, com direção de Paulo de Moraes, propõe hoje, assim como Kurosawa há 60 anos - a reflexão universal sobre a verdade e suas facetas a partir da apresentação de pontos de vista diferentes de um mesmo fato. Kurosawa sugere que é impossível obter a verdade sobre um evento quando há conflitos de pontos de vista. Na montagem da Cia Os Tios, o público é convidado a refletir sobre o que é fato e o que é versão.
“Dentro do Bosque”, conto que deu origem a Rahomon e é o texto mais famoso de Ryunosuke Akutagawa (1892–1927), o "Pai do conto japonês", é a base para a dramaturgia de Armando Liguori Jr., que coloca em cena quatro personagens vivenciando quatro pontos de vista para um mesmo crime. Cada versão interfere no entendimento sobre o que ocorreu e põe em questão a capacidade do homem para perceber e transmitir a verdade objetiva.
Uma reflexão que a Cia Os Tios acredita ser pertinente no passado e necessária no presente, quando tantas versões sobre um mesmo fato circulam em meios diferentes muitas vezes mudando rumos de acontecimentos e interferindo de forma drástica na vida das pessoas. Exemplos não faltam no noticiário diário.
"Uma grande história não pertence a um tempo específico, pertence ao momento em que é contada e recontada. Uma grande história toca, provoca, comove, surpreende", sustenta o dramaturgo.
Fonte: http://www.alphafm.com.br/teatro_detalhes.aspx?id_not=332
Bem, como a peça já foi, o jeito é ficar atento para a volta ^^
0 comentários:
Postar um comentário